quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

WIKIPÉDIA E WIKCIONÁRIO


            O termo wiki refere-se a um modelo de organização e gestão colaborativa de documentos criado por Ward Cunningham e foi adotado por Jimmy Wales e Larry Sanger que já tinham um projeto de enciclopédia on-line colaborativa.
            Apesar de ser composto por materiais dispersos e produzidos muitas vezes sem compromissos por pessoas com interesses comuns, o wiki acaba por organizar e manter a qualidade do conteúdo.
            A Wikipédia é uma enciclopédia mundial onde as pessoas além de ler seus conteúdos podem também modificá-lo, acrescentando ou retirando algo. Quem fiscaliza esses conteúdos e suas modificações são os próprios usuários.
            O conteúdo da Wikipédia é confiável, pois possui um número grande de verbetes escritos de forma cooperativa, os que se propuserem a escrever devem seguir regras que garantem a proteção e confiabilidade da enciclopédia. Uma forma de saber se um assunto é confiável, é verificar quanto tempo foi postado e quantas vezes foi revisado.
            Seguindo o mesmo padrão tem também o wikcionário, que é um dicionário on-line, escrito também de forma colaborativa.Ele é por projeto colaborativo para produzir um dicionário poliglota livre em português, com significados, etimologias e pronúncia. Iniciamos o projeto em 3 de Maio de 2004 e temos 175 891 entradas na versão em português. Qualquer pessoa pode editar e salvar qualquer definição, assim como a Wikipédia ele também impõe regras a seus colaboradores.
                Estes são textos livres e dinâmicos que contrastam com os livros em seu modelo linear, é um trabalho que exige reflexão para se trabalhar a informação.

Fontes:
ü  ”Num mundo wiki, uma escola idem – Parte 1.” ( Jaime Balbino).

Nenhum comentário:

Postar um comentário