quarta-feira, 28 de setembro de 2011

REGISTRO DIGITAL: AVALIAÇÃO DA AULA.

           Nossa aula foi planejada para uma turma de 1º ano, com intuito de demonstrar e colocá-los em contato com alguns recursos tecnológicos disponíveis na escola. O assunto da aula já era de conhecimento dos alunos, a novidade seria a forma de apresentar o conteúdo e como deveriam realizar a atividade.
            A princípio tivemos algumas dificuldades na instalação dos equipamentos, mas com a ajuda da professora de informática, a Camila, resolvemos tais dificuldades.
            Os alunos estavam atentos o tempo todo e colaborativos uns com os outros, quando um colega não conseguia realizar a tarefa outro imediatamente já se prontificava a ajudá-lo.
            A aula foi mais agradável e atrativa aos alunos, pois era algo novo escrever no computador sem o teclado, por exemplo, saiu da rotina diária de quadro, giz, caderno e lápis, é uma aula diferente que faz com que os alunos até se interessem mais pela aprendizagem, e com alunos participativos, nós professores também nos sentimos mais motivados com nossa prática educativa.

Relatório da aula

           O envolvimento dos alunos foi repleto, todos participaram ativamente e com muito interesse na aula.
            A turma compreendeu satisfatoriamente a proposta da atividade, por ter sido clara a maneira como foi apresentada.
            Os alunos puderam perceber as diferentes formas de demonstrar as vogais, tanto com a fala no microfone, como no computador registrando-as com uso do mouse no programa Paint Infantil.
            Houve ótimo entrosamento entre os alunos, que souberam utilizar as máquinas sem desentendimentos e com cooperação entre ambos.
            Os objetivos planejados foram atingidos pela classe, todos compreenderam e realizaram as atividades propostas. A professora conduziu a aula de forma que os alunos participaram prazerosamente da mesma.
            Ao iniciar a aula ocorreram alguns imprevistos ao conectar os equipamentos mas foi solucionado rapidamente com o auxílio da professora de informática.











Vídeo

Plano de Aula

E.M. PREFEITO DIONÍSIO ANTONIO MOUCO
PROFESSORAS:Andréia Alessandra Burati Moralez
                                 Maria Lucia Mendes Antonangelo
                                   Márcia            Regina Benetti.
1º Ano do Ensino Fundamental
Componente Curricular:
- Linguagem e escrita.
Tema:
- Práticas de escrita;
- Falar e escutar;
- Práticas de leitura.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula.
Objetivos Específicos:
- Revisar as vogais;
- Correlacionar as vogais a diversos objetos;
- Identificar as vogais na música de Patati e Patatá;
- Observar e contar quantas letras formam as vogais;
- Memorizar a melodia da música cantarolando;
- Escrever as vogais no computador;
- Exercitar a escrita das vogais.
Duração das atividades:
1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados com o aluno:
Reconhecimento das vogais entre as letras do alfabeto:
- Perguntar onde elas podem visualizar as vogais em sala de aula.
Estratégias e recursos da aula
1º momento: Organização da sala.
Será utilizada a sala de informática para que a professora e os alunos usem os recursos tecnológicos.
2º momento: Incentivo da aula.
O professor irá informar a hora e convidar as crianças a mergulharem no mundo da tecnologia para conhecer as letrinhas do alfabeto chamadas de vogais, através da música: As vogais. Composição: Ricardo Reina. Interpretação: Patati e Patatá.
3º momento: Exposição do assunto.
Será utilizado o Data Show para mostrar slides de cada vogal, relacionada a um objeto.
4º momento: Atividades.
Depois de terem estudado as vogais de forma divertida a professora pedirá que os alunos identifiquem as vogais  e um objeto que inicie com a vogal falada na música que viram no datashow.
As crianças irão pronunciar as vogais no microfone. Em seguida as crianças irão escrever as vogais no computador utilizando o programa Paint Infantil.
O encerramento da aula será com as crianças cantando e dançando com a música do Patati e Patata, enquanto apreciam as atividades realizadas.
Recursos Complementares
- Pendrive;
-Notebook;
- Data Show;
- Caixa Amplificada;
- Aparelho de som e CD;
- Microfone;
- Computador e Internet.
Avaliação
A avaliação será diagnóstica e formativa a fim de observar se realmentehouve aprendizagem significativa por parte das crianças. Para tanto, as crianças serão questionadas para saber se gostaram da aula, quantas conseguiram aprender o assunto e o que precisa ser melhorado, de modoque a professora possa verificar a aprendizagem das crianças, considerando os aspectos qualitativos a quantitativos.
Referências
Sites:


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

HIPERTEXTOS

Ao realizar a pesquisa sobre:  O que é hipertexto?  Foi interessante conhecer a sua história também. Conforme Wiquipédia  “A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.” Sendo assim, depois de feita a leitura sobre a história de hipertexto, e demais informações sobre tal e repensá-la, é possível constatar que  houve uma evolução no campo da tecnologia, e o que mudou foi a maneira de apresentar os textos. Claro,que com muito mais modernidade e compeenssão.