quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

WIKIPÉDIA E WIKCIONÁRIO


            O termo wiki refere-se a um modelo de organização e gestão colaborativa de documentos criado por Ward Cunningham e foi adotado por Jimmy Wales e Larry Sanger que já tinham um projeto de enciclopédia on-line colaborativa.
            Apesar de ser composto por materiais dispersos e produzidos muitas vezes sem compromissos por pessoas com interesses comuns, o wiki acaba por organizar e manter a qualidade do conteúdo.
            A Wikipédia é uma enciclopédia mundial onde as pessoas além de ler seus conteúdos podem também modificá-lo, acrescentando ou retirando algo. Quem fiscaliza esses conteúdos e suas modificações são os próprios usuários.
            O conteúdo da Wikipédia é confiável, pois possui um número grande de verbetes escritos de forma cooperativa, os que se propuserem a escrever devem seguir regras que garantem a proteção e confiabilidade da enciclopédia. Uma forma de saber se um assunto é confiável, é verificar quanto tempo foi postado e quantas vezes foi revisado.
            Seguindo o mesmo padrão tem também o wikcionário, que é um dicionário on-line, escrito também de forma colaborativa.Ele é por projeto colaborativo para produzir um dicionário poliglota livre em português, com significados, etimologias e pronúncia. Iniciamos o projeto em 3 de Maio de 2004 e temos 175 891 entradas na versão em português. Qualquer pessoa pode editar e salvar qualquer definição, assim como a Wikipédia ele também impõe regras a seus colaboradores.
                Estes são textos livres e dinâmicos que contrastam com os livros em seu modelo linear, é um trabalho que exige reflexão para se trabalhar a informação.

Fontes:
ü  ”Num mundo wiki, uma escola idem – Parte 1.” ( Jaime Balbino).

Currículo


O currículo determina o que, como e quando ensinar e também como e quando avaliar. A elaboração do currículo depende da concepção de conhecimento, ensino e aprendizagem que se tem, o desenvolvimento do currículo no contexto escolar vai além das grades curriculares envolve toda a comunidade escolar, bem como a vida do aluno, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema educacional na dinâmica que envolve o processo de ensino e aprendizagem.
A integração de tecnologias de informação e comunicação ao currículo permite expandir as situações da aprendizagem e englobar a complexidade do conhecimento, da ciência e da tecnologia.
Portanto o currículo é o conjunto de ações desenvolvidas na escola no sentido de oportunizar a aprendizagem aos educandos, e o uso das tecnologias pode  auxiliar o processo de aquisição de aprendizagem bem como facilitar os registros dos professores quanto ao avanço de seus alunos.
Fontes:
Ø  Apostila Proinfo Integrado Módulo 2.

MÍDIA E EDUCAÇÃO.


            De acordo com o texto de Sílvio da Costa Pereira – “Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis” percebi que a realidade é semelhante com a vivenciada na escola onde atuo. Nesta escola temos o laboratório de informática onde as crianças tem aulas com uma professora específica da área, nós professoras do ensino fundamental muito pouco utilizamos esta sala, talvez até por falta de formação na área, fizemos algumas atividades nesta sala decorrente de propostas de aula do curso Proinfo Integrado o qual estamos participando.
            Outras mídias de nossa escola bastante utilizadas são o rádio, TV e DVD; o rádio às vezes para ouvir histórias ou então em brincadeiras no recreio ou atividades da aula de Educação Física.
            A TV e o DVD é o mais comum por nós utilizados, pois quase toda semana incluímos um horário para o filme com intuito lúdico ou então para atividades em sala de aula, atividades que podem ser de linguagem escrita ou linguagem oral, já que na maioria das vezes é feita uma roda de conversa onde a criança expressa oralmente o que mais lhe chamou a atenção no filme, o que mais gostou etc.
            Neste mês de novembro outra mídia que está sendo utilizada é o data show ligado a um computador, a leitura permanente feita pelo professor foi substituída por histórias, músicas, danças e pequenos filmes que nos levam à reflexão sobre a igualdade e o dia da Consciência Negra.
            Mas também é necessário aqui que ultrapassemos o simples uso das mídias e possamos chegar ao uso reflexivo e criativo das mídias por parte de professores e alunos.

Links Interessantes

Estes links oferecem atividades para alfabetização:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11697/alimentos.htm?sequence=3

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11695/TRANSPORTES.htm?sequence=7

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11923/O%20TEMPO.htm?sequence=4

Planejando um documento multimídia:

Para a realização desta atividade, nós ficamos pensando em uma maneira de envolver nossos alunos na tarefa.
Colocamos a música “As vogais” (Patati e Patatá) para que pudessem ouvir e relacionar a vogal com a palavra iniciada por ela, as crianças escreveram, então essas palavras.
Dividimos as salas para que enfeitassem as letras e colorissem as figuras, em seguida fotografamos as atividades prontas e colocamos no computador para a montagem do filme no Movie Maker, juntando assim as fotos com a música “As vogais”.
Dessa maneira, em nosso trabalho utilizamos as mídias: rádio, CD com a música, câmera fotográfica e computador.
Tivemos algumas dificuldades para adequar as fotos ao tempo da música e outros problemas que foram surgindo no decorrer da montagem foram sanados  pela tutora Camila que sempre nos auxiliou no aprendizado e utilização da mídias em sala de aula.